Tutorial de Edição

2

NÃO PUBLIQUE ESSE TUTORIAL EM OUTROS SITES! CASO FOR FAZER ISSO, COLOQUE APENAS O LINK QUE REDIRECIONA PARA ESSA PAGINA! ESTOU APENAS MOSTRANDO AOS LEITORES COMO OS MANGÁS SÃO EDITADOS. RESPEITEM ISSO!

Antes de começar quero deixar uma coisa clara aqui: cada um edita do seu jeito. Eu sou editora de mangás a 3 anos, e somente agora consegui encontrar o meu método de edição. Não foi fácil, porque eu ficava fazendo vários ajustes nas imagens até conseguir. 


EDIÇÃO HIYOKOI.

Ah esse mangá, campeão de cobrança que quase me enlouquece. 
As Scans responsáveis por esse mangá é Toshi Wa Yume e Shoujo Scans. As duas Scans tem parceria nesse mangá, ou seja, Toyume traduz/revisa e Shoujo Scans é responsável pela edição. Sou editora das duas Scans, então é bem mais fácil para mim, assim edito para duas Scans de uma vez. A tradutora é a Fernanda, ela traduz do japonês as falas que faltam, porque os gringos sempre fazem merda. Ai... Ai... Força para nós!

Então leitores fofos de Hiyokoi, que tal saber como esse mangá é editado? Como ele chega lindo e cheiroso até vocês? Bora lá!

Antes de começar, mexo no tamanho e resolução da imagem. Minha diagramação fica muito melhor no tamanho 780 a 800 largura x 1100 a 1300 altura, mas sempre com a resolução 72.

Esse é o tamanho da imagem e resolução do mangá Hiyokoi.



Essa é a Raw que vou usar.

Como podem ver, os balões já estão limpos, isso ocorre porque no Toyume há faxineiros, ou seja, eles são responsáveis por apenas limpar o balão. O faxineiro de Hiyokoi é o Alcivan, ele que limpa as raws para mim antes de editar.

Essa limpeza  facilita muito na edição, mas não significa que é mais rápido, isso nunca! Uma edição por mais fácil que seja não se faz em um estalo de dedos, principalmente se estiver utilizando as Raws Jp que precisa passar por cleaner. Cleaner são apenas os ajustes feitos nas raws. Se utiliza raw dos gringos não é necessário fazer o cleaner, os gringos já usam filtros demais e se for fazer novamente vai ficar feio.

Antes de fazer o cleaner, vou remover as onomatopeias do mangá, deixar a imagem limpa. Para removê-las utilizo a ferramenta *carimbo*. Para usá-lo é só apertar a tecla Alt e ir carimbando. Agora a imagem está limpinha, prontinha para o cleaner.




Para o cleaner nas raws de Hiyokoi, utilizo esses filtros: Denoise 5, Clean 3, Níveis e Curvas. Tive que usar e abusar desses filtros até acertar no ajuste.
Irei duplicar a imagem. É necessário porque tem filtros que só funcionam em camadas. 




Primeiro ajuste é Níveis. Aperto CTRL+L para abrir a caixa do filtro, ou então vou em IMAGEM>AJUSTES>NÍVEIS. Vai aparecer essa caixa:




Primeiro pico 0: Ajuste preto
Segundo pico 1,00: Ajuste cinza
Terceiro Pico 2,55: Ajuste branco.

Há editores que usam somente o pico preto e o branco, mas eu uso os três, porque mexendo no pico cinza vou destacar esse tom na hora de usar o filtro Curvas, pois criei um ajuste que  ficasse bom com esse tom. Já fiz o teste sem o ajuste cinza do Níveis, e não funciona o efeito do Curvas sem ele.
Acho lindo as raws que tem essa tonalidade, ficar só no preto e branco não é muito minha praia. Ah! Uma dica: quando for usar Níveis jamais mexa nos números, eu fiz muito isso e foi só perda de tempo, mova os picos com o mouse. Lembrando que um ajuste na imagem não fica boa em outra, cada imagem tem seu próprio ajuste, nunca é igual. Cuidado para não exagerar nas tonalidades, tipo ficar muito branco e muito preto.

Ajustei dessa forma:



A imagem ficou assim:


Não utilizei muito o Níveis porque a Raw vai passar por outro processo. Irei mudar o estilo de camadas. Logo acima da imagem, tem um item chamado *Camadas*. Essa camada está *Normal*, vou mudar para *Multiplicação.*



A Raw ficou assim:



Após esse processo, vou usar o Clean 3 para preparar a Raw antes de passar pelo Denoise 5.
Uso o efeito DeGrunge do Clean 3.




A imagem ficou assim:

Ao observar a imagem, aparenta tão ter dado nenhum efeito, mas pode ter certeza, na hora do Denoise e Curvas vai fazer toda a diferença.

Agora vamos para o principal: Denoise 5.


Uma coisa que precisa saber sobre o Denoise, você TÊM que criar seu próprio efeito. Como pode ver na lista, há efeito de vários mangás, isso significa que cada um tem o seu, portanto use e abuse desse filtro, com moderação é claro, nada de exagero.
Após dar OK, é extremamente importante que acesse IMAGEM>AJUSTE>PRETO E BRANCO, porque dependendo do ajuste que criar, o Denoise deixa a cor preta num tom azul, por isso sempre mude para *preto e branco* quando usar esse filtro.

A imagem ficou assim.


Gosto do Denoise 5 porque ele remove qualquer tipo de ruído, deixando a Raw lisinha e muito bonita.
Antes de usar Curvas, vou mais uma vez usar o Clean 3. É o mesmo efeito do anterior não muda nada.


Após o Clean 3, aperto a tecla CTRL+M para abrir a caixinha do filtro Curvas, ou acesso IMAGEM>AJUSTES>CURVAS.


O filtro Curvas possui o mesmo problema do Denoise 5, precisa criar seu próprio efeito.
Lembra que relatei logo acima que queria destacar a cor cinza, pois bem, farei isso agora. Esse foi o ajuste que criei.


Veja a diferença dos picos, esse efeito será o toque final do cleaner da raw de Hiyokoi.
A imagem ficou assim.

Vamos finalizar com Níveis!


Viram que não usei o preto, pois bem, dessa vez utilizei apenas o cinza e branco, porque o preto já tem destaque.
A imagem está prontinha, cleaner realizado e bora partir para a diagramação. Agora é só selecionar as duas camadas e apertar CTRL+E para juntar as duas imagens e pronto!

Com a ferramenta "Texto" do Photoshop, eu abro uma caixinha para ajudar na diagramação. 


Agora abro o arquivo onde está a tradução do mangá e copio a frase da fala, aperto CTRL+V para colar a fala no diagramador. Uma coisa importante é as fontes, tome muito cuidado na hora de escolher, não é qualquer fonte que se use em um mangá. Eu uso a fonte Wild Words Woman, outros usam a Anime Ace, que é uma ótima fonte também.
Pelo tamanho da raw do mangá, eu uso a fonte no tamanho 14,5, ás vezes 15, não passa disso.

Veja como ficou.


Agora é necessário centralizar a fala, vai ficar dessa forma.


Vou agora fazer o processo em todos os balões. Veja o resultado.

Nota-se que o balão da Hiyorin está com uma fonte diferente, amo mudar a fonte conforme sua reação.
Tinha removido as onomatopeias, agora é hora de colocá-las. Mais uma vez escolha bem as fontes, não é qualquer uma que se usa. Eu já tenho as fontes escolhidas para cada onomatopeia.

Veja o resultado.


Mangá prontinho! Viram, é dessa maneira que trabalho em Hiyokoi. Isso é só em uma página, imagina fazer tudo isso em 30, 40 e 50 páginas? Duro né?
Bom amores, fiz esse tutorial mais para conscientizar alguns leitores que não sabem o quanto é trabalhoso editar um mangá. Eles mal lê o mangá e já vem nos cobrando, alguns até mal educados, então, antes de enviar um comentário assim, pense bem. Não é somente comigo que isso acontece, muitos passam por isso também, então vamos incentivar ao invés de desanimar, certo?

Espero que tenham gostado, volto em breve com mais um tutorial. Dessa vez será o trabalhoso Ouran High School Host Club.

Beijus e até a próxima!


2 comentários:

Anônimo disse...

queria aprende a edita assim
vc aprendeu sozinha kah?

Miss White disse...

Oiis. :3 Eu sempre quis começar a traduzir um mangá em minha página e vejo a chance agora, já que eu amo Noragami e ele não possui traduções acima do capítulo 52, então eu quero editar assim. Você poderia me dizer, por favor, qual o nome dos editores que você usa? ^^

Postar um comentário

 

Recomendações Mangás Shoujo Copyright © 2013 Design by Jaah Templates da Jaah